A Mensagem sem Valor

“E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.” Lc 24.35


Há quem diga que no passado as coisas eram bem melhores, concordo em partes, algumas coisas realmente eram. Lembro-me que na minha infância, havia um telefone público no meu bairro, naquela época quase ninguém tinha telefone em casa. Assim, o telefone público era uma espécie de telefone residencial comunitário. Funcionava bem, havia um procedimento padrão, muito melhor do que os operadores de telemarketing de hoje. Atender a ligação, perguntar com quem se deseja falar, e após isso ir à casa da pessoa chama-la, ah sim, há de se considerar que não ir chamar era prova de mau-caratismo, e atender ao telefone quando tocava era responsabilidade social, coisa séria, nós crianças por vezes éramos impedidos de fazê-lo. Afinal a mensagem podia ser importante, ninguém gastava dinheiro com uma ligação se a mensagem não fosse realmente importante.


Hoje quase todo mundo tem um telefone celular, isso permite facilidades impensáveis antes, afinal, se quero falar com alguém, ligo direto no celular. É apavorante sair de casa sem o celular. Como diria Martha Medeiros num de seus textos que meu pastor adora citar, “as coisas melhoraram pra pior”, é exatamente este o caso. Dia desses estava em minha casa, no mesmo bairro de minha infância, quando questionado por um carteiro sobre onde morava uma pessoa, “não faço a mínima ideia”, respondi, e meio que pra justificar a falha em não me relacionar com a vizinhança logo emendei minha fala, “é que não moro mais aqui”, outros poderiam dar uma desculpa diferente, “moro aqui há pouco tempo”, ou de repente nem se sentir na obrigação de conhecer, o que é bem pior.


As mensagens também perderam seu valor. Percebem como hoje se diz muita coisa que não muda quase nada? Tenho amigos que escrevem em sua pagina nas mídias sociais detalhadamente todos os seus atos do dia-a-dia. Com o passar do tempo, a gente aprendeu a não dizer aquilo que realmente importa apesar de termos todos os recursos necessários para isso.


O resultado da nossa “evolução”, é que aumentamos nossa comunicação, diminuímos os nossos relacionamentos e praticamente perdemos o valor da nossa mensagem. É exatamente assim que agimos na comunicação do evangelho de Cristo. Trocamos as exaustivas horas de caminhada acompanhada e descrição detalhada da palavra de Deus, como relata o texto acima citado, por cinco frases, as quais dizem ser o plano de Deus para salvação da humanidade. Substituímos as refeições compartilhadas no cair da noite, por compartilhamento de scraps e imagens. Desprezamos a alegria de perceber os olhos se abrindo mediante a face de Cristo, pelo contentamento com as mãos que se levantam e os olhos molhados em lágrimas emotivas aumentando as nossas estatísticas de convertidos.


Enfim não desejo voltar à época de quando era difícil a comunicação, desejo apenas uma oportunidade de caminhar ao lado das pessoas. Não quero que cessem os e-mails e recados, quero que a mensagem recebida tenha algum valor capaz de transformar o futuro da humanidade. 


Gustavo C. Martins

1 comentários:

Jefferson Claudiano 13 de setembro de 2011 às 13:22  

essa é muito boa , parabéns

Postar um comentário

O que você pensa sobre o que eu penso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
Um eterno estudante, eterno amante, do nada e de tudo, por todos e ninguém, sou você com outra roupagem, ou o oposto da sua identidade. @MartinsGust (Twitter)