Teologia de Números


“Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.“ Marcos 12:42

Apesar de minha formação na área de exatas, confesso para vocês que os números são a melhor forma de se enganar alguém. Vejam por exemplo o que acontece quando somos ainda criança. Tenho dois sobrinhos, o mais novo tem seis anos, o mais velho doze, todos os dias ao sair de casa, apesar da tradicional merenda, o menor pede à mãe um dinheirinho pra comprar algum doce. Isso é quase um ritual. Para ele o importante é que ele ganhe a mesma quantidade de moedas que o irmão, ou uma quantidade a mais, mesmo que o valor das mesmas seja menor.  Ainda não aprendeu a “contar” valores.

Desde cedo aprendemos a dar “valor” às quantidades e nos tornamos indisplicentes quanto às qualidades. Bem por isso vemos surgir por ai a teologia da prosperidade, e também uma teologia de números. Você já conhece a teologia da prosperidade, mas a de números nunca ouviu falar. Ela não existe como conceito, mas está pré-conceituada em nosso subconsciente.  A grandeza do número de pessoas que se “convertem” em nossas igrejas, os eventos que lotam os templos, as grandes ofertas estampadas nos painéis. Números e mais números. Estatísticas são imprescindíveis para o marketing, entretanto elas não fazem análise por si só. Segundo o IBGE o número de cristãos no Brasil cresceu, mas a meu ver, o cristianismo no Brasil vai de mal a pior.

E essa megera teologia vai se perpetuando em nosso cotidiano, gastamos inúmeras horas em orações repetitivas, nos debruçamos por longos períodos sobre a Bíblia sem permitir que ela toque nosso coração sequer por um segundo, ficamos horas dentro de quatro paredes em nossos enormes templos e saímos domingo após domingo da mesma forma que entramos. Isso para não citar as outras práticas nas quais depositamos o valor nas quantidades e desprezamos a qualidade do que fazemos.  

O biologista Alex Carrel ganhador do Nobel de Medicina de 1912 certa vez disse: “A qualidade de vida é mais importante do que a própria vida.”  Esta frase pode ter muitos significados, mas o melhor significado possível, é aquele que você pode dar a ela. Assim também o versículo que inicia o texto, ele tem muitos significados, mas certamente o valor dele não está nos números descritos no texto.


Gustavo C. Martins

0 comentários:

Postar um comentário

O que você pensa sobre o que eu penso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
Um eterno estudante, eterno amante, do nada e de tudo, por todos e ninguém, sou você com outra roupagem, ou o oposto da sua identidade. @MartinsGust (Twitter)