As Misericóridas do Senhor...


“...pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” Lamentações 3 : 22b – 23.

Não foram poucos os dias nos quais acordei com essas palavras ecoando na minha mente. Confesso, por incontáveis vezes esse texto tornou possível minha caminhada. Afinal, pra pessoas que assim como eu que reconhecem nos traços da própria história e nas adversidades do cotidiano a marca do pecado, ouvir repetir-se dia após dia a sentença: “perdoado”, torna muito mais leve as pegadas.

Entretanto hoje eu acordei, não como das outras vezes, acordei “para” o texto citado, e percebi quão egoísta tem se tornada a minha leitura das Escrituras. Havia me esquecido, que se eu quiser realmente ser um pequeno Cristo, devo ler as escrituras na ótica d’Ele, devo ler na perspectiva de que sou chamado a me relacionar com meu próximo. Somente assim, no corredor da vida por onde passa toda a humanidade, poderei deixar de ser uma moldura do quadro que embeleza a imagem ofuscada de um possível Cristo e passar a ser a própria imagem do Cristo que dá sentido e sinaliza a estrada que conduz à vida. 

Sendo assim, a leitura a se fazer do versículo que antecede minhas palavras, é na verdade um convite a ser como o próprio Deus, renovando a cada dia as misericórdias sobre a vida dos que me rodeiam, é tornar inesgotável a capacidade de perdoar, seja à arrogância, ao desprezo, à indiferença, ao desamor, ao ódio ou ao rancor. Por que no final da história, quando conseguirmos assim proceder, as pessoas olharão para nossas vidas, e mesmo sem ler o texto escrito, entenderão o texto vivido, pois as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã, independente da voz que expressa a sentença.

Gustavo C. Martins


0 comentários:

Postar um comentário

O que você pensa sobre o que eu penso?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem sou eu

Minha foto
Um eterno estudante, eterno amante, do nada e de tudo, por todos e ninguém, sou você com outra roupagem, ou o oposto da sua identidade. @MartinsGust (Twitter)